Biopiscinas são locais para nadar, com águas limpas naturalmente através de técnicas e elementos biológicos. Isso permite uma maior sustentabilidade ambiental, maior qualidade de vida em uma experiência de natação saudável e ecologicamente amigável.

Alguns dos princípios da biopisicna: ter um espaço para nadar, uma zona de tratamento da água com filtragem de plantas, bactérias benéficas e microorganismos e nenhum produto químico, como o Cloro.

Jardins naturalistas estão associados às biopiscinas, talvez porque sejam complementares (e combinem muito!!).

Só isso já bastaria para logo pensar em um jardim com ares mais naturais e regenerativos. Foi isso o que vimos na viagem para conhecer um pouco mais sobre esse conceito, em Santigo do Chile.

Na Fundação Ponto Zero (http://fundacionpuntozero.org/), aprendemos com o professor Wolfram Kircher (autor de ‘Como construir uma piscina natural’, tradução livre), com experiência em uso e planejamento de plantas, ciências perenes e tecnologia de vegetação na universidade de Anhalt em Bernburg, Alemanha.

Paisagistas, como Cristobal Elgueta, já implantam esse conceito há muitos anos e tem clientes empolgados 😉 Histórias de famílias que não podiam mais entrar em piscinas por causa de doenças de pele causadas pelo forte ação química dos componentes de tratamento das águas de piscinas convencionais, hoje voltaram a ter esse prazer. Seus projetos são inspiradores, com diversas soluções técnicas de planejamento e escolha de materiais.

Para um projeto funcionar, são levados em conta fatores, como: uso e função do jardim, condições do local, materiais preferidos para a piscina natural, estilo do jardim, gasto energético, montante do orçamento entre outros.

Quer saber mais sobre esse fantástico cuidado com a Terra?!

No Curso IMERSÃO DAS ÁGUAS, no Rincão Gaia, falaremos sobre como entender e sentir o fluir das águas, tanto internas como externas <3

Abaixo, algumas fotos das visitas e do curso:

Relato por Gabriela H. Pizzetti, Toni Backes e Marcelus Oliveira

Fotos: Gabriela H. Pizzett

Pin It on Pinterest