Eu e a minha equipe estamos trabalhando muito na organização do Encontro Paisagismo Regenerativo deste ano! É um dos principais eventos de paisagismo do país e nesse ano será a 6ª edição, cada ano com temáticas importantes que certamente ajudaram muito às pessoas que já participaram.

O tema da 6ª edição nos instiga à observar a paisagem, aos detalhes que vemos nela e no que eles nos comunicam.

Ao conceber o evento, veio uma imagem muito forte e representativa dos conceitos de HARMONIZAÇÃO DA INTERFACE RURAL E URBANA.

Escolhi a paisagem, basicamente, por vê-la diariamente. Anos apreciando e, às vezes, fotografando…

Trata-se de uma área semi-urbanizada, pequenos bairros/loteamentos entre os morros e áreas florestadas do município de Nova Petrópolis – RS. Na minha perspectiva de visão, praticamente não se observa a cidade. Comecei a fotografar quase diariamente no mesmo ponto, descobrindo várias nuances de coloração, brilho e vegetação, pelos diferentes ângulos de luminosidade e vários aspectos climáticos, como nuvens, névoa, sombras e o sol.

paisagem-perau-do-encanto

Logo, imaginei usar algumas cenas no material de divulgação do evento. Então, o caminho começou a se fazer conforme andava nele.
Algumas oficinas de desenho aqui, outras pinturas acolá, despertaram a poesia da aquarela e a cena virou uma obra de arte pelas talentosas mãos do arquiteto Achylles Costa Neto. E para a cena chegar até vocês, criações e inspirações da arquiteta Gabriela Pizzetti e da designer gráfica Aline Fassbinder.

vista-perau

ID-PR-2016Para dar a “ideia” de ligação com a cidade, pensou-se em inserir como máscara de fundo o plano urbano de alguma cidade. Mas, que cidade? Descartadas as com desenho retilíneo e denso demais, encontramos Zurique, como um belo exemplo de cidade média/ grande – com 380.000 habitantes em 2012- entremeada por áreas (dedos) não edificadas, como lagos, morros, parques e praças.

 

dedos-urbanos-e-rurais

zurique

Diagrama exemplificando dedos urbanos e rurais conforme “A Pattern Language” de Christopher Alexander e imagem de satélite de Zurique.
 
E com a junção desses elementos criamos a “cara” do encontro deste ano!
 
Abrasustentaços
Toni Backes

Pin It on Pinterest