O Conceito

 Apresentação

A Toni Backes Paisagismo realiza novamente seu evento do ano, na sua 5ª edição.

Os encontros técnicos surgiram em 2011, juntamente com o retorno do Festival da Primavera, realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. Naquele ano, o objetivo era reunir paisagistas para apresentar palestras relacionadas ao paisagismo sustentável e ecológico. Conforme o Festival ia crescendo, os Encontros também… Na Praça das Flores, espaços planejados por paisagistas e fornecedores locais e no Centro de Eventos, profissionais e amadores procuravam aperfeiçoamento e atualizações na área.

Conceito

Este ano, o encontro PAISAGISMO REGENERATIVO traz como tema ‘JARDINS COMO CURA DA PAISAGEM E DAS PESSOAS’.

Mas, por que esta escolha?

Ao longo dos anos e, mais precisamente, quando o nome REGENERATIVO veio para ficar, sentimos a necessidade de criar ambientes que vão muito além dos jardins.

Ao implantar o projeto paisagístico, antes, durante e após o seu processo, observamos que as pessoas que querem transformar o local, mudam também. De alguma maneira, o querer estar no meio à natureza já é o primeiro passo para algo bem maior, que segue como consequência natural.

 

Mesmo sem nos darmos conta, nosso sentidos começam a despertar para a organização da vida… Sim! O modo como tudo o que é vivo se relaciona começa a fazer sentido se incorporarmos isso no dia-a-dia. Nosso olhar percorre a paisagem em busca de uma nova flor ou fruto. Nosso olfato sente aromas nunca antes sentidos. Nossa audição quer ouvir o canto dos pássaros e o barulho do sapo pulando na água. Nossas mãos começam a dar forma para a terra e a primeira semente é plantada. Nosso paladar é aguçado quando o limão é colhido e quando a refeição é levada à mesa com as ervas recém colhidas.

E por último, mas não menos importante… Nosso coração, e porque não dizer intuição, se enche de alegria, gratidão, abundância, saúde e amor.

Todas essas percepções harmonizadas no desenho de espaços, na escolha da composição vegetal, nos cuidados com a implantação… Então, o que é plantar um jardim, senão isso tudo?!

O verdadeiro significado da vida através do jardim. O jardim é o teu encontro com a paisagem!

 

A prática da cura através dos jardins, segundo nosso mestre em medicina e óleos essenciais, David Crow:

“Replantar o mundo não é só indispensável para a saúde do homem. Assim como as plantas desintoxicam e rejuvenescem o corpo humano, elas também desintoxicam e rejuvenescem outros corpos da biosfera planetária. A flora é um medicamento para as enfermidades da terra, mas também para as enfermidades da humanidade já que tem o poder de purificar, regenerar e conservar o solo, a água e o ar. Foram as plantas que permitiram que as formas mais elevadas de vida habitassem o planeta, e só as plantas poderão restaurar e sustentar estas condições. Por este motivo é indispensável que na ética para um novo milênio conste de gratidão, generosidade e moderação na relação com nossos anciãos botânicos.” – REVOLUÇÃO ÉTICA E MEIO AMBIENTE. Apresentação de David Crow a S. S. o Dalai Lama. Mesa Redonda na Prefeitura de Nova York, 23 setembro, 2003.

O poder dos paisagistas, pelas palavras do pai da permacultura Bill Mollison:

“Os paisagistas tem um papel fundamental no desenho e planejamento dos espaços, visando a não degradação do ambiente em que vivemos. Ao praticar a cura destes espaços estaremos sendo parte da solução, você estará aproveitando o presente e construindo um futuro ainda melhor. Tudo o que necessitamos para uma vida boa está nos esperando: sol, ventos, prédios, pedras, mar, pássaros e plantas nos cercam.”

 

Compartilhe essa ideia:

Pin It on Pinterest